Quem sou eu

Minha foto
Uma das mais tradicionais editoras brasileiras. Desde de 1943 publicando livros de excelente conteúdo.

22/07/2011

Editora Brasiliense e sua história (parte 5) – Os anos 1980, nasce a Coleção Primeiros Passos

    No último post, falávamos sobre a ideia que Caio Graco teve de popularizar os livros. Ele queria lançar uma coleção de livros em formato pequeno, mas que servissem de apoio didático para que os jovens universitários fossem introduzidos aos mais diversos e importantes temas.  Você sabe qual foi o resultado dessa ideia?
     O resultado foi uma das maiores reviravoltas do mercado editorial brasileiro: a coleção “Primeiros Passos”. O primeiro volume O que é socialismo, de Arnaldo Spindel, foi lançado em 1980. Do lançamento até o ano de 1984 a coleção já havia vendido 2,5 milhões de exemplares de seus 133 títulos, passando a representar 25% do faturamento da Editora. O que é ideologia, de Marilena Chauí, era o best-seller da coleção, com mais de 200.000 exemplares vendidos nos primeiros quatro anos.
      O centésimo exemplar da “Primeiros Passos”, O que é contracultura, evidenciava as diferenças ideológicas de Caio Graco, que fora influenciado pela rebelião estudantil de maio de 1968, em relação à política editorial anterior.  
      Em 1983, a Brasiliense publicara em três anos, mais livros do que em todo o período anterior desde sua fundação. Em 1984, a empresa, associada à Editora Abril, passou a distribuir os livros da coleção “Primeiros Passos” nas bancas de jornal. O plano era o de lançar um título novo a cada semana. E novamente o êxito inicial foi enorme: em uma semana foram vendidos 85 mil exemplares dos dois primeiros títulos.
      Hoje, mais de 30 anos depois a coleção “Primeiros Passos” continua ativa e já teve mais de 300 títulos lançados, além de ter ganho uma nova roupagem – desde o ano passado os livros da “Primeiros Passos” estão ganhando capa nova e uma nova diagramação. Nosso top 10 de livros vendidos da coleção é: O que é Sociologia, O que é Ética, O que é Direito, O que é Educação, O que é ideologia, O que é comunicação, O que é arte, O que é cultura, O que é etnocentrismo e O que é filosofia. Em 2011 lançamos os livros O que é hipermídia, de Sérgio Bairon e O que é educação inclusiva, de Emílio Figueira. Em breve sairão os títulos O que é cultura organizacional, O que é espionagem e O que é município.
     Mas nos anos 1980 a Brasiliense também lançava outra coleção de sucesso, você sabe qual é? Aguarde o próximo post...

Texto escrito por: Paulo Teixeira Iumatti
Adaptações e atualizações no texto por: Natália Chagas Máximo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário